Evento será nos dias 27 e 28 de abril e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril
Para discutir o tema Salmonella e suas implicações na produção, a FACTA (Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas) promove, nos dias 27 e 28 de abril, o Simpósio “Salmonella: Atualizando controle e tendências”. O evento, que será totalmente on-line, abordará diversos aspectos de interesse do produtor que contribuem para a redução de perdas na cadeia produtiva.
O controle das salmoneloses no Brasil é ainda um grande desafio da avicultura industrial e tema de muitas discussões técnicas dentro das empresas. A prevalência da enfermidade é variável de acordo com as situações e pode tornar-se crítica em determinados momentos. Sua epidemiologia complexa e a persistência no ambiente dificultam o seu controle, o que reforça a necessidade de monitorias contínuas, boas práticas de manejo e biosseguridade.
“Neste contexto, as salmoneloses continuam sendo um grande ponto de discussão, pois, apesar dos enormes esforços para minimizar as perdas, o agente é de difícil controle, gerando a necessidade de fóruns como este para a discussão e atualização das melhores práticas. Este ano, além do público brasileiro, esperamos receber uma grande participação de representantes da América Latina, visto que o tema é de interesse global”, detalha o médico-veterinário, mestre em Patologia Animal, membro do corpo técnico da FACTA e coordenador do Simpósio, Alberto Yocyitaca Inoue.
“Embora, atualmente, estejamos em uma condição mais confortável, ainda precisamos lidar com as surpresas do mercado, como as novas exigências da China com relação aos testes para Salmonella. A doença é de interesse da saúde pública e torna mais urgente a necessidade de estarmos preparados para este novo desafio”, corrobora a médica-veterinária, mestre em Biotecnologia, membro do corpo técnico da FACTA e coordenadora do Simpósio, Letícia Dalberto.
Programação - Simpósio Salmonella: controle e tendências
Várias medidas preventivas e de controle são necessárias para a manutenção dos níveis aceitáveis de Salmonella. Tais medidas vão desde a biosseguridade e controle de matérias-primas até o abatedouro, passando pelos setores de produção. “Nesta edição, o foco do Simpósio será a discussão em cada um desses pontos críticos, levando não só informação, mas a reflexão sobre as necessidades de ação e a troca de experiências dos palestrantes”, salienta Inoue.
“Traremos aos congressistas uma abordagem de todos os elos da cadeia produtiva e seus pontos mais frágeis em cada um deles no que diz respeito à introdução, disseminação e manutenção das Salmonellas no sistema de produção de aves”, acrescenta Letícia. Por isso, os coordenadores do evento buscaram nomes que pudessem agregar conhecimento científico, atuação prática e aplicação de seus conhecimentos.
No primeiro dia, o simpósio terá início com o painel “Entendendo a epidemiologia da Salmonella”, seguido do painel “Como ser efetivo no diagnóstico e monitoramento na visão do: laboratório de diagnósticos, agroindústria e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”. A plenária será encerrada com um debate sobre os “Desafios no Controle de Salmonella na cadeia de produção”.
No último dia será apresentada a continuação do painel “Desafios no Controle de Salmonella na cadeia de produção”, que trará casos em matrizes de recria e produção, frango de corte e abatedouro. Em seguida serão ministradas as palestras “Ponto fundamental: como engajar a equipe” e “Ferramentas de controle e resultados aplicados”.
Novidades da edição on-line
Durante as apresentações um chat estará disponível para que os participantes possam expressar comentários e fazer perguntas. Ao fim de cada sessão haverá um espaço para debate, no qual os palestrantes poderão interagir com as dúvidas do público.
Mesmo on-line, os participantes devem esperar um evento dinâmico com informações aplicáveis na sua rotina. “A disposição dos temas busca dar uma visão global e avançar em cada um dos setores envolvidos, de forma didática e aberta, dando a oportunidade de debates com especialistas de cada área”, promete Alberto Yocyitaca Inoue.
“Certamente sairemos dessa experiência com novas ideias e prontos para aplicar ações em nossas empresas, consequentemente beneficiando o setor avícola, brasileiro e mundial, uma vez que estamos todos conectados e em busca de uma melhor sanidade produtiva”, finaliza Letícia Dalberto.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril pelo site simposiofactasalmonella.
Serviço
Simpósio FACTA sobre Salmonella: Atualizando controle e tendências
Data: 27 e 28 de abril de 2021
Hora: 17h às 21h30
Evento 100% on-line
E-mail: facta@facta.org.br
Inscrições: https://
Sobre a FACTA
A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.
Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.
Para mais informações acesse: www.facta.org.br.
via assessoria
Comentários
Postar um comentário