- A empresa líder em nutrição de plantas passa a ser acionista minoritária do marketplace, com 14% das ações
- Além do seu portfólio de produtos
comercializado por meio da Orbia, a Yara poderá ampliar seu programa de
fidelidade recém-lançado na plataforma
São Paulo, fevereiro de
2022 – A Orbia, maior marketplace do agronegócio do Brasil, anuncia nova
composição acionária, a partir da aprovação do CADE em 15 de fevereiro. O novo
aporte financeiro é da Yara, empresa líder em nutrição de plantas, que passa a
ser acionista minoritária da empresa, com 14% das ações. A partir da nova
estrutura, Bayer e Bravium reduzem sua participação de forma proporcional,
passando a deter 68,8% e 17,2% das ações, respectivamente. As três companhias
terão participação no conselho de administração da Orbia, que opera de forma
independente
“A entrada de Yara em nossa estrutura societária fortalece nossos planos de expansão e de ser o principal parceiro digital do produtor rural. É mais um avanço importante para digitalização do campo, movimento que foi acelerado nos últimos dois anos. E a Orbia tem sido o fio condutor que conecta todos os players do agro em um único ambiente”.
“Temos crescido ano a ano com resultados além do esperado. E, com a chegada de Yara, consolidamos ainda mais o nosso propósito de oferecer soluções completas a toda a jornada de trabalho do produtor rural, desde o plantio até a comercialização de sua produção”.
Ivan Moreno, CEO da Orbia.
Além de acionista, a Yara entra como parceira em loyalty, isto é, no
programa de pontos para fertilizantes no Brasil, gerando pontuação ao cliente
que optar por seus produtos. A categoria de fertilizante é bastante relevante na cesta de compra do
produtor, portanto a sinergia entre defensivos e sementes, fertilizantes e os
demais parceiros, possibilita ao cliente acumular ainda mais pontos, além
dispor de mais benefícios, agregando valor ao seu negócio.
A Yara encontrou na Orbia um modelo de negócio inovador e que apresenta forte sinergia com sua estratégia de digitalização anunciada recentemente, pautada pelo foco na experiência do cliente e o objetivo de alcançar 25% do total das vendas de produtos no Brasil via plataformas digitais, como e-commerce e marketplace, até 2025.
“Estamos dedicados a contribuir para o futuro da produção de alimentos positivo ao clima e neutro em emissões de carbono, e entendemos que além de oferecer as melhores soluções em nutrição, isso também envolve o acesso. Disponibilizar nosso portfólio em múltiplos canais é garantir que ele chegue ao campo da forma mais adequada para cada perfil de cliente. A sustentabilidade e a digitalização caminham juntas, e integrar uma plataforma como a Orbia é com certeza uma oportunidade clara de contribuirmos ainda mais para a transformação do agronegócio e de toda a cadeia de valor do alimento”.
Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming
Solutions para Yara Américas.
Segundo Luis Offa, diretor de Marketing Latam da divisão
agrícola da Bayer e presidente do Conselho de Administração da Orbia, “A
plataforma foi criada para ser uma experiência transformadora em toda a jornada
do produtor rural dentro do universo digital e, para que isso aconteça,
precisamos ampliar parcerias e oferecer um leque de produtos e serviços que
torne sua interação agradável e ágil, promovendo a melhor experiência de compra
para o agricultor”.
Para Offa, a Yara oferecerá um portfólio de peso, que
complementará as soluções que os clientes da plataforma buscam. “Para a Bayer,
a Orbia é hoje uma das ferramentas digitais mais importantes. Entendemos que
para ser protagonista de uma transformação digital no agronegócio precisamos
estar junto com diversos players, é o que chamamos de cocriação para inovação”,
acredita o executivo.
“Nossa percepção é que, com a entrada da Yara, a
transformação digital da jornada do produtor se consolida cada vez mais na
ideia de plataforma one
stop shop, fazendo com que o marketplace e o programa de fidelidade de
coalizão da Orbia sejam soluções absolutamente fundamentais dentro da
estratégia dos produtores rurais”, conclui Ricardo Garcias, co-fundador da
Bravium.
A nova composição societária passa a valer com
a conclusão do processo no CADE.
Sobre a Orbia
A Orbia é a plataforma de tudo do Agronegócio e vem se
consolidando como o principal marketplace agrícola do país, com mais de 240
distribuidores e cobertura nacional em insumos como defensivos, sementes e
fertilizantes. Conecta produtores rurais a uma rede e facilita seus processos,
pois é a única empresa que oferece, de forma integrada, benefícios por meio de
um programa de pontos e uma ferramenta de compra e venda de insumos e
commodities agrícolas online. A Orbia possui o maior programa de fidelidade do
agronegócio brasileiro, contando com aproximadamente 190 mil usuários
cadastrados e parceiros que são líderes em seus segmentos, como Bayer
(defensivos agrícolas), Yara (fertilizantes), Boehringer-Ingelheim (saúde
animal) e Bunge (originação de grãos). Para mais informações, acesse: www.orbia.ag
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva
conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável.
Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais
destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus
parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905,
para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo,
com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um
objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. No Brasil, a
Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de
produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades. Com 6,2 mil
colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis
para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da
agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população
mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem
trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a
dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final
dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a
redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Para mais
informações, acesse: www.yarabrasil.com.br.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida
nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para
ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para
enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento
populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento
sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo
tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da
inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e
qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de
100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com
Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões. Para mais informações,
acesse www.bayer.com.
Sobre a Bravium
Fundada em 2007 e presente em 8 países da América Latina, a
Bravium é uma empresa de tecnologia cuja plataforma integra múltiplas soluções
de marketplace, programas de fidelidade, go to market digital e full commerce,
permitindo que empresas viabilizem suas estratégias de transformação digital e
habilitem novos ecossistemas. Além disso, a Bravium oferece uma série de
serviços sob medida complementares à plataforma, visando a integrar os
diferentes stakeholders das cadeias de valor e a impulsionar o engajamento de
performance. Entre os serviços oferecidos estão: plataformas de marketplace,
operações de e-commerce, programas de pontos e cashback, plataformas de
incentivo, soluções de go to market digital, de business analytics e de
consultoria em marketing e loyalty. Para mais informações, acesse www.bravium.com.br.
via assessoria
Comentários
Postar um comentário