Produtores cada vez mais contam com ferramentas digitais que auxiliam na tomada de decisões e geram informações durante todo o período de safra.
A
expectativa é de uma safra cheia em 2022/2023, em torno de 313 milhões de
toneladas, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de
Abastecimento. E, para que isso aconteça, o produtor deve estar atento a vários
fatores. Além da escolha da semente, do manejo e do clima, é importante
utilizar tecnologias que o ajudem na tomada de decisões e na gestão das lavouras.
“O
produtor é um exímio administrador. Ele tem de controlar diversos fatores que
são preponderantes para o resultado final da sua safra. Neste período, é
importante ele contar com ferramentas e tecnologias que, de forma simples, o
ajudam com informações em tempo real, funcionam como uma bússola na gestão da
propriedade e ainda oferecerem relatórios periódicos sobre tudo o que está
acontecendo nas lavouras, para o ajudar na tomada de decisões”, explica Jean
Nobre, gerente de inovação e transformação digital da Agrológica.
Em
uma plataforma que ajuda o agricultor a tomar decisões, armazenar dados sobre
sua propriedade e seus negócios, a Agrológica, empresa de revenda de sementes e
defensivos agrícolas com sete unidades em Mato Grosso, criou a ferramenta
tecnológica AOL – Agro On Lógica (www.agrologica.com.br/aol/), que é um
aplicativo em que o produtor faz download em seu celular e tem facilmente
acesso a informações via timeline no aplicativo ou através de relatórios
enviados via whatsapp pela equipe técnica de campo, acompanhamento geográfico
de cada talhão durante a safra, fotos, áudios e vídeos gravados em tempo real
nas propriedades.
“Mesmo
fazendo uma gestão eficiente, o produtor se depara com desafios que fogem do
seu controle, por isso a ferramenta ajuda os nossos clientes no mapeamento,
planejamento e monitoramento das fazendas de forma segura e 100% gratuita.
Nossa equipe de campo ajuda no planejamento de safra por cultura, monitoramento
de praga (MIP), monitoramento de clima com mapas de chuva por talhão, entre
outras informações”, conclui Nobre.
A
Agrológica atende hoje 50% do estado de Mato Grosso. Dentre suas soluções para o mercado, a
empresa oferece várias formas de financiamento e tem investido em operações
como o barter, que representa 60% dos negócios a prazo. Para esta safra, prevê um faturamento acima de R$ 700 milhões
nos segmentos de insumos e grãos, e espera dobrar a receita nos próximos três
anos para safra 25/26.
via assessoria
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