Retomada das feiras e abertura de
mercados contribuíram para esse resultado
O retorno dos eventos presenciais
permitiu à HORSCH, fabricante de implementos para preparo de solo, plantio e
pulverização, apresentar, de forma física e em diversas regiões, toda a linha
de produtos especificados para a América Latina para potenciais
clientes que não conheciam pessoalmente todos os produtos. Além disso, a
abertura de concessionários, em polos importantes da agricultura brasileira,
permitiu a demonstração dos equipamentos presencialmente, para mais clientes
potenciais, estreitar laços e fortalecer relacionamentos. “A soma destes dois
fatores fez crescermos mais de 40% em 2022”, afirma Rodrigo
Duck, diretor-geral da empresa no Brasil.
Duck destaca que a estratégia de
crescimento da empresa está focada na ampliação da rede de concessionários
assim como na abertura de pontos de venda. “Hoje, temos oito grupos empresariais,
sete no Brasil e um no Paraguai, totalizando mais de 25 pontos de venda.
Inauguramos neste ano unidades em Jataí/Goiás, Vilhena/Rondônia, Campos de
Júlio/Mato Grosso e em Balsas/Maranhão. Para 2023, já temos confirmadas três
novas inaugurações: uma em Rondonópolis, no Mato Grosso, outra em Palmas, no
Tocantins, e mais uma em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul”, afirma o executivo.
Oferecer novos produtos também
fez parte do plano de negócios em 2022, contribuindo para os resultados
positivos do ano. Nesse período, a HORSCH lançou o pulverizador Leeb VL
5280, um equipamento que é um marco para a companhia, e que
veio para elevar a pulverização latino-americana a um novo
patamar. O diretor-geral da empresa diz que para 2023 já estão programados
alguns lançamentos. “Temos várias novidades, mas duas que consideramos
estratégicas: a EVO TL, equipamento desenvolvido com agricultores
brasileiros, com intuito de fazer o mesmo trabalho da EVO CS, ou seja, adubação
em profundidade, mas com o TL temos a possibilidade de trabalhar em
profundidades ainda maiores, de até 30, 35 cm. É um equipamento desenvolvido,
validado no campo, e acreditamos que tem um belo potencial. Além de adubar e
escarificar, ele pode ser ainda adicionado de um opcional que é o MiniDrill,
capaz de fazer a distribuição de sementes miúdas, economizando uma operação”,
explica Duck.
Ele complementa relatando que,
para aproveitar o fato de a empresa ser líder no mercado de semeadoras na
Europa e o retorno do interesse dos produtores em culturas de inverno, ainda
este ano será lançada a semeadora Dakar, “com a
mesma qualidade, tecnologia e precisão que temos nas nossas plantadeiras, agora
nas semeadoras”, comenta Duck.
Em relação às perspectivas para
2023, o executivo diz que o "nosso agronegócio se tornou extremamente
relevante para o mundo". Para ele, hoje está cada vez mais clara a
limitação no cultivo[SK1] de alimento e a produção latino-americano [SK2] tem assumido um papel importante
nesse assunto. Conforme diz, o mundo precisa se alimentar, e "nós
precisamos continuar produzindo". Por conta de todo o ocorrido no último
ano, de uma redução de margem aos produtores, é preciso se tornar cada vez mais
eficiente e aproveitar melhor os seus investimentos, produzir mais em suas
próprias áreas. “Com isso, acreditamos que o produtor brasileiro vai continuar
investindo em alta tecnologia, para que tenha uma produtividade melhor em sua
própria área”, finaliza Duck.
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