A oitava etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023 acontecerá em Nova Andradina (MS).
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que organiza a etapa junto com a Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore (ASCN), espera a inscrição de 380 animais. As avaliações ocorrerão na unidade frigorífica local da Friboi, que apoia a 25ª edição do Circuito ao lado de Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Esperamos que esta etapa seja um marco significativo na promoção da qualidade da raça Nelore e no aprimoramento da produção de carne bovina no Brasil. A colaboração com a ASCN é fundamental para o sucesso deste evento, e estamos gratos por trabalhar em conjunto para alcançar nossos objetivos”, declara Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Nova Andradina, desempenha um papel de destaque na indústria pecuária brasileira. A região é reconhecida por abrigar uma significativa atividade de criação de gado, com um foco especial na raça Nelore.
Além disso, a pecuária na cidade tem se modernizado ao longo dos anos, com a adoção de técnicas avançadas de manejo, genética e nutrição. “Os produtores estão cada vez mais comprometidos com práticas sustentáveis, visando a preservação do meio ambiente e o bem-estar animal. A cidade se mantém como um polo importante na produção de carne bovina de qualidade, contribuindo para atender à demanda crescente do mercado”, completa Callejon.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 12/09 – Friboi de Pimenta Bueno (RO)
- 14/09 – Friboi de Lins (SP)
- 21/09 – Friboi de Iturama (MG)
- 22/09 – Friboi de Vilhena (RO)
- 26/09 – Friboi de Ituiutaba (MG)
- 28/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
- 03/10 – Friboi de Pedra Preta (MT)
- 06/10 – Friboi de Mozarlândia (GO)
- 10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)
- 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
- 23/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
- 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
via assessoria
Comentários
Postar um comentário