Parceria entre Cargill, FibreTrace® e Target permite rastrear algodão fornecido pela Bom Futuro em lojas dos EUA


Divulgação

Marcadores em 50 mil toneladas métricas de algodão abrem caminho para a checagem da fibra brasileira no ponto de venda


               SÃO PAULO / BRASIL (23 de julho de 2024) – Inovação e sustentabilidade caminham lado a lado na produção de fibras no campo brasileiro exportado para os Estados Unidos. Por isso, a FibreTrace®, uma tecnologia de verificação em tempo real da fibra, acaba de anunciar uma parceria inovadora com a rede de lojas de varejo Target Corp. e a Cargill, empresa líder no fornecimento de alimentos, ingredientes e soluções agrícolas.

O algodão brasileiro foi originado em Mato Grosso pela Bom Futuro, empresa referência do agronegócio com produção alicerçada a boas práticas agrícolas e cuidado com o solo e biodiversidade local. A parceria coloca marcadores de origem em 50 mil toneladas métricas de algodão bruto dos EUA e do Brasil no primeiro ano.

O projeto começa no descaroçamento de algodão, estágio inicial do processamento da fibra, onde o FibreTrace® insere pigmentos luminescentes ao algodão ainda cru, criando uma assinatura única que permite rastreabilidade destes elementos em toda a cadeia produtiva. Ao aproveitar a tecnologia da FibreTrace, a Target Corp. pode rastrear e verificar a origem da fibra em tempo real, promovendo ainda mais a transparência em toda a cadeia de suprimentos têxtil global e com maior valor das soluções de rastreabilidade exclusivamente digitais.

“A FibreTrace® está entusiasmada com a parceria com a Target e a Cargill para oferecer inovação, transparência e integridade de fibra para algodão dos Estados Unidos e do Brasil”, disse Mitch Standen, chefe para as Américas da FibreTrace®.

A novidade ressalta um compromisso compartilhado com a sustentabilidade e a transparência nos setores de vestuário e produtos para casa.

Para a Bom Futuro, a parceria se conecta ao comprometimento a inovação no modelo de produção, sempre em busca das melhores e mais modernas práticas de cultivo, manejo e geração. “A parceria entre a FibreTrace®, Target, Cargill e a Bom Futuro é um exemplo claro de como a colaboração entre diferentes elos da cadeia produtiva pode levar a avanços significativos, promovendo a sustentabilidade e a inovação do segmento. Para nós é uma satisfação fazer parte deste projeto e entendemos que o peso de todas essas empresas juntas dá mais força rumo à mudança”, disse Roberto Bortoncello, diretor Comercial da Bom Futuro.

“Alcançar visibilidade total de onde o algodão usado para produzir nossos produtos é cultivado está entre as prioridades de nossas metas de sustentabilidade”, disse Bill Foudy, vice-presidente sênior e presidente de marcas próprias da Target.

O FibreTrace® conecta a rastreabilidade física e digital para fornecer resultados incomparáveis, começando com a integração de pigmentos luminescentes patenteados no algodão cru no descaroçamento, com uma assinatura única à fibra. Os pigmentos são então digitalizados e rastreados em cada ponto da cadeia de suprimentos, com identificação e verificação no local em tempo real. Os dados são carregados com segurança no Blockchain e compartilhados por meio da plataforma FibreTrace® ou de uma plataforma digital de escolha da marca.

“A Cargill desempenha um papel crucial como parceira da cadeia de suprimentos, garantindo que o FibreTrace seja implementado em nosso processo e, em seguida, entregando esse algodão específico para a Target”, disse Fernando Zeferino, gerente Comercial da Cargill. “Essa é uma ótima oportunidade de construir uma cadeia de suprimentos rastreável que ajude a Target a identificar onde seu algodão é originado, com base na tecnologia fornecida pela FibreTrace.”

A colaboração representa um marco significativo para as indústrias de algodão e têxtil, abrindo um caminho para que as marcas tenham acesso à verificação em tempo real, permitindo a comprovação das alegações de algodão dos Estados Unidos e do Brasil, autenticando a origem da fibra e incutindo confiança nos consumidores.

via assessoria

  

Comentários