Fertilizante organomineral impulsiona produção de cebola em SC


divulgação

De acordo com os especialistas da Terraplant, diferencial da tecnologia está no crescimento radicular que permite uma maior absorção de nutrientes

            Maior produtor nacional de cebola, Santa Catarina detém cerca de 33% da produção nacional. Para otimizar cada vez mais as safras e se manter no topo do ranking, os produtores têm investido cada vez mais em tecnologias e melhores práticas produtivas.

A principal região produtora do estado está no Vale do Itajaí, na microrregião de Ituporanga onde o uso de fertilizantes organominerais vem ganhando espaço e impulsionando os números da produção.

Disposto a testar novas tecnologias e manejos mais sustentáveis em sua propriedade, o produtor Salésio Horst aderiu, aos poucos, a um fertilizante especial, o Minerplant. A tecnologia, desenvolvida pela Terraplant, de Chapecó (SC), é um fertilizante organomineral com matérias primas selecionadas e propriedades que melhoram o fator de eficiência dos nutrientes, tratando o solo e aumentando a produtividade.

O produtor conta que aceitou testar o produto na sua lavoura de cebola, inicialmente, aplicando em dois hectares. Diante dos resultados positivos atingidos na área tratada, passou a utilizar o fertilizante em toda lavoura. “Comecei usando em 2 ha e fazendo testes, e observei que nestas áreas obtive os melhores resultados da lavoura. Com isso, fui aumentando a área e hoje uso a tecnologia da Terraplant nos 40 hectares de cultivo da cebola”, conta Horst.

Um dos maiores produtores de cebola de Ituporanga, Salésio enfatiza ainda a facilidade do manejo e o acompanhamento durante todo o ciclo. “O produto cai muito bem na plantadeira, de fácil aplicabilidade. E, além disso, conto com o apoio da equipe da Terraplant, que acompanha todo o ciclo da cebola de perto, do plantio até a colheita”, ressalta o agricultor.

O Minerplant foi desenvolvido com uma porção orgânica e outra mineral, fornecendo quantidade adequada de macro e micronutrientes ao solo. Com isso, proporciona às culturas uma alta concentração de N-P-K de forma imediata, potencializada pela ação mineral, e o equilíbrio nutricional da porção orgânica, com liberação gradual. A tecnologia embarcada ao produto melhora a estrutura física, química e biológica do solo, contribuindo para melhor resiliência da planta, resultando em solos e grãos mais saudáveis.

 “No campo, ao lado do produtor, vemos a evolução do nosso produto na região. Além de inovar com o Minerplant, a Terraplant visa oferecer uma solução que melhora a fertilidade do solo e a produtividade das lavouras, promovendo uma agricultura regenerativa", destaca Alex Becker, Doutor em Solos e Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Terraplant.

Além disso, a Terraplant lançou no mercado o primeiro e único organomineral 3 em 1 do Brasil em 2024, o MinerOxi+. E para a cultura da cebola foi lançado o MinerOxi+ Cebola, que além da porção orgânica e mineral, agrega os óxidos de cálcio e magnésio.

“O MinerOxi+ Cebola proporciona uma correção imediata do pH do solo, uma maior disponibilidade de nutrientes, um maior enraizamento, uma maior estabilidade da planta, aumenta a tolerância a fungos e bactérias e períodos de estiagem. Além de melhorar o armazenamento pós colheita, ou seja, aumenta o tempo de prateleira da cultura”, afirma o pesquisador da Terraplant. A empresa faz o uso de matéria prima de altíssima qualidade e, com a fração orgânica de seus produtos, a absorção dos nutrientes é facilitada, garantindo um produto livre de compostos que possam comprometer a saúde do solo.

 

 via assessoria

Comentários